quinta-feira, 7 de outubro de 2010

NOTÍCIAS DO MERCADO AUDIOVISUAL


07/10/2010

LINK:


O “CURTA CRIATIVO” ENTREVISTA CLEMENTINO JUNIOR – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE DOCUMENTARISTAS E CURTA-METRAGISTAS DO RIO (ABDEC-RJ).

Clementino Junior, Presidente da Associação de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio (ABDeC-RJ), falou sobre o futuro das produções de curta-metragem e deu dicas para os jovens cineastas que estão pensando em participar deste novo Mercado Audiovisual:

1.    Quais são os projetos desenvolvidos pela ABDeC-RJ para incentivar os curtas-metragistas e documentaristas do Rio?

Clementino Junior: A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas – Seção Rio de Janeiro - é uma associação de classe e nossa função no momento é acompanharmos e participarmos ativamente da política cultural para o curta-metragem e o documentário. Além de incentivar iniciativas regionais que abram janelas de exibição e valorizem esses gêneros cinematográficos.

2.    Como você avalia o mercado de curta-metragem no Brasil? Você acha que ele está mais ativo?

Clementino: Atividade não significa reconhecimento. O curta-metragem no momento encontra nos festivais de cinema e vídeo sua principal janela de exibição. Por enquanto o curta-metragem, seja obra em película ou digital, ainda é considerado um subproduto na indústria de produção audiovisual.
Porém a internet está caminhando ainda para se tornar uma janela importante para exibição de filmes. Assim como os celulares, a internet tem se tornado um ótimo espaço para obras feitas para exibição em baixa resolução,. “A tendência é pensarmos qual o papel que o curta-metragem terá neste novo momento, e ele tem chances de se tornar o padrão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário