domingo, 26 de setembro de 2010

NOTÍCIAS DO MERCADO AUDIOVISUAL

22/09/2010

LINK:

http://br.hsmglobal.com/editorias/celular-sera-grande-midia-do-futuro

Celular será a grande mídia do futuro

Telefonia móvel cresce e, em breve, o setor estará preparado para o mobile marketing. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revelou no início de janeiro que o número de celulares habilitados no Brasil cresceu 21,08% em 2007. Foi o ano de maior sucesso da telefonia móvel no Brasil desde 1990, quando o serviço foi instalado. O País ultrapassou a marca dos 120 milhões de celulares habilitados. Os números mostram um mercado em franca expansão. Mas, apesar do seu alcance, o uso do celular como mídia ainda é incipiente no Brasil. Só que este cenário deve mudar nos próximos anos. Profissionais do mercado acreditam que esta será a grande mídia do futuro.
"O celular é uma mídia nova, que tem muito para evoluir", acredita Ricardo Cavallini, diretor de mídia da F/Nazca S&S. As operadoras ainda têm receio. O setor necessita amadurecer. "Estamos no começo dessa transição, mas é inegável que será um dos meios mais importantes se não for o mais", avalia.
Ele destaca que é necessário trabalhar a funcionalidade dos aparelhos, mas, mesmo assim, ressalta a amplitude do uso do celular como mídia. "Ele tem muitas frentes, desde a mais básica, com o vídeo publicitário, até o seu uso para ver vídeos que vai ser facilitado com a terceira geração e a TV digital. Só que levará um tempo para acontecer, os aparelhos ainda não estão aptos para isso".
Ele acredita ainda que a TV Digital terá alta penetração no celular, o que mudará o perfil da audiência, quando, por exemplo, chegar na classe C, "com as pessoas assistindo à TV em seus celulares no ônibus, indo para o trabalho". A internet no celular também evoluirá. "Todo o poder que o consumidor tem na internet, em casa, passará a ter na rua. Mais poderoso que levar as pessoas para a internet será levar a internet para as ruas com o celular".
Cavallini também destaca o uso do celular como interface no ponto-de-venda. "Já temos hoje muitas ações com bluetooth, mas ele permitirá que o consumidor fale com o ponto-de-venda, pague com o celular".
Mudanças A
Oi já tem um sistema que permite o uso do celular como cartão de crédito. Cavallini diz que já existem outras iniciativas nesse sentido sendo desenvolvidas. Ele acha que 2008 ainda não será o ano do celular. "Mas acredito que muita coisa se consolidará para que vejamos mudanças em 2009, um ano que poderá ser muito bom para trabalharmos o mobile marketing como um todo".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário